Notícias
UFPE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O CENTRO TECNOLÓGICO DAS GEOCIÊNCIAS(CTG).
Vestibular do CTG na UFPE: 77% dos candidatos não alcançaram média mínima.
Ao todo, apenas 725 candidatos tiveram condições de concorrer às 310 vagas distribuídas em oito cursos diferentes de engenharia.
O vestibular do meio de ano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revelou números surpreendentes. De acordo com dados divulgados pela Covest, quase 80% dos candidatos não alcançaram a média mínima exigida para entrar em uma das vagas dos cursos do Centro de Tecnologia e Geociências.
A média das notas na prova de química foi 1,6. Na de física, foi 1,1 e, na de matemática, foi 0,9. Nenhuma delas alcançou a média mínima exigida pela UFPE para os cursos de engenharia da instituição, que é 2,0.
Dos 3.893 inscritos, 3.197 fizeram as provas da segunda etapa, realizadas nos dias 10 e 11 de julho. Destes, 77% não alcançaram a média mínima exigida pela universidade e ficaram no chamado ponto de corte. Ao todo, apenas 725 candidatos tiveram condições de concorrer às 310 vagas distribuídas em oito cursos diferentes: engenharias civil, elétrica, eletrônica, química, mecânica, naval, de alimentos e de minas.
O primeiro lugar passou com média 8,5, já o último aprovado teve média 5,925. O que vem logo depois, à espera de uma desistência, teve média quase igual: 5,922.
De acordo com o diretor da Covest, Décio Fonseca, o ponto de corte elevado é comum neste vestibular no meio do ano considerando-se que os cursos de engenharia são mais rigorosos na seleção dos alunos. Mesmo assim, para o diretor, a eliminação inicial de 77% dos candidatos é um bom motivo para se repensar a qualidade do ensino médio.
“Há uma necessidade, sem dúvida nenhuma, de um maior investimento no ensino médio, nas disciplinas básicas para se entrar na universidade, como física, matemática e química”, afirma Décio Fonseca.
FONTE: Redação do pe360graus.com(14|06|2012 ás 10:50)
Sisu oferece mais de 10 mil vagas para cursos noturnos
Número representa 35,4% do total de vagas disponibilizadas
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecerá 10.816 vagas para cursos no período noturno. A oferta beneficiará principalmente os estudantes que querem ingressar em um curso superior público, mas precisam estudar à noite. O sistema selecionará candidatos para um total de 30.548 vagas de todos os períodos, disponíveis em 56 instituições de ensino.
O Sisu também oferece 14.342 vagas em regime integral, 2.976 para o período da manhã e 2.414 para as aulas no turno vespertino. Além da escolha do turno, o sistema ainda permite ao estudante localizar cursos e vagas por meio de pesquisa com a indicação do município, da unidade da Federação e da instituição de ensino. É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.
Inscrições
As inscrições para o segundo semestre do Sisu começam no dia 18 de junho. Os candidatos podem consultar as vagas no site do Sisu até o dia 22 de junho.
O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sistema, é possível localizar cursos e vagas por localidade e instituição de ensino. Os estudantes podem se candidatar a até duas opções de curso. Estão reservadas 8.688 vagas para o sistema de cotas.
A partir do dia 18, ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu para consulta. Lá mesmo será possível tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
fonte:https://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/sisu/sisu-oferece-mais-10-mil-vagas-cursos-noturnos-688490.shtml(14|06|2012 ás 09:57)